setembro 30, 2007

Passeio pela Beira V - deambulando pela Baixa

Fotos de Ana Leitão



Hoje decidi passear pela Baixa, no Chaimite (segundo a designação da actual Guia das Vias da Cidade da Beira) . Já tinha passado pela Praça do Município no dia da comemoração dos 100 anos da Cidade da Beira. Mas há tanta coisa para rever que nunca me canso.

E as recordações...caramba, sempre a invadirem o meu imaginário infantil.

Quando, vindos da Av. da República, onde morávamos, o meu pai conduzia o seu Peugeot 403 praça dentro, eu e as minhas irmãs acompanhávamos, como se fora uma ladainha, o anúncio luminoso no alto daquele edifício "altíssimo", por cima da "Capri":

...trêêês!...-gritávamos em uníssono, ao ritmo do acender dos neons-...seeeis!...ciiiiinco!...trezentos e sessenta e cinco...!!!

foto retirada da net

E o fogo de artifício que viamos sentados em cima do tejadilho do carro, estacionado em frente ao Cardoso Lopes, bem juntinho ao Chiveve...pfiiiiiiiiiiuuuuuuuuuuuu...brrooomm..., e lá se misturavam o cheiro da pólvora e o do rio...

Seguimos em direcção à Casa Infante de Sagres...mas na ânsia de tudo ver, vamos calcorreando à esquerda e à direita, para a frente e, se necessário, para trás, não vá esquecermo-nos de qualquer cantinho que nos marcou a nossa infância.

Nada melhor que começar pelas cores e cheiros do bazar...





















































3 comentários:

Unknown disse...

Olá Paulo.
Obrigada pelas magnificas fotografias por poder rever a nossa querida Beira.
O seu Pai foi meu professor e uma prima sua minha colega de liceu alias - um professor muito compreensivo para quem não gostava de estudar muito! Não tenho palavras - creia.
Maria Teresa Mancellos Guimaraes

Paulo Barreto disse...

Olá Teresa,
obrigado pelo comentário. O meu "regresso" à Beira que tanto amamos é, sem dúvida", "culpa" dele. Se marcou antigos aluno, imagine em relaçãp ao filho.
Que prima foi sua colega? Será a Cristina Menezes?

Chamuar disse...

ola

gostei de ver de novo a beira.ja vi que segue o meu blog do hotmail estudioartes. um abraço

Antonio