setembro 05, 2007

O Colégio das Mères

Fotos de Ana Leitão
Colégio Nª. Srª dos Anjos...


Mère Iria, Mère Bárbara...a sua simpatia e carinho, mas também rispidez...
O cheiro a sabão azul, o seu perfume diário...

Domingos, o grandalhão que me ganhava sempre no futebol, mas a quem eu conseguia sempre "fanar" o fórmula 1 vermelho e amarelo em plástico, o melhor e campeão das corridas, que as mères tinham para as nossas brincadeiras no intervalo, lá no campo de cimento...aí eu vingava-me!

O lago, enorme naquele tempo, onde um dia apareceu um sapo e todos fomos ver. E "splash"...alguém me empurrou...e eu vi o sapo de mais perto!

A bancada, a que eu chamava degraus, onde íamos petiscar do conteúdo de uma lancheira de verga, forrada com um paninho ("naperon") e que fechava com um pauzinho que servia também de espada nas nossa guerras contra os inimigos...acho que deviam ser os mouros...

As orelhas de burro em cartolina para os que se portavam mal... eu nunca tive...era um anjinho...

Tanta coisa em tão pouco tempo. Afinal deixei o colégio após as férias de Natal de 1964 --"...quem está para aí a cantar com voz de homem?, perguntava a freira que dirigia o coro...e eu corei..." -- decorria a minha 1ª classe, com apenas 6 anos. Nessa festa de Natal, no momento da distribuição das prendinhas ( o que eu mais queria era uma bola) ...adormeci à espera...que a chamada dos meninos era feita por ordem alfabética...,e já só vi uma linda bolinha de borracha nas mãos da minha mãe...Toma, é para ti, é a tua prenda!)
É a minha última recordação da Beira desses tempos.

O meu pai saíu uns dias antes para Lisboa, de urgência. Nós seguímo-lo.


O Colégio entretanto formou-se. Hoje, é a Universidade Católica de Moçambique.














18 comentários:

Manuel Palhares disse...

Meu caro Paulo,

Parabéns!
Está aqui um formidável testemunho sobre a nossa querida Beira: a de ontem e a de hoje.
Gostei muito e sei que tens conhecimentos literários e informáticos para deixares aos teus filhos e, mais tarde, aos netos, um registo sobre a cidade da Beira: a cidade onde nascestes - a tua terra; e sobre a vossa muito simpática família - a Família Barreto.
Penso que podes fazer deste blog um bom tetemunho para todos nós.
Mais uma vez muito obrigado por tudo: pela tua paciência e simpatia.
Um grande abraço,

Manel

Paulo Barreto disse...

Ahh Manuel, querido amigo,

obrigado pelas tuas palavras, mas os conhecimentos de que falas são poucos.
Mas dá para "desenrascar".
Com deficiências ao nível da formatação (ainda não domino a "coisa"), fica, pelo menos, e como dizes, um testemunho para todos nós.

Aquele abraço

Paulo

mjose62 disse...

Obrigado Paulo.

Parabéns...és o maior.
Tantas fotos da beira que circulam na net e até hoje ninguém tinha publicado fotos do Colégio da Méres.
Eu até já andava irritada com a situação e perguntava a mim mesma...será que a malta que lá vai e tira tantas fotos não consegue enxergar aquele edificio enorme mesmo perto do cinema S.Jorge?....O famoso Colégio Nossa Senhora dos Anjos.
Mais uma vez parabéns.
Só queria pedir se era possivel enviares essas fotos para o meu email com mais pixels para poder mandar fazer.
malaquias.maria@gmail.com

obrigado
Maria José

Isabel disse...

Bem, é um espectáculo eu ter estado na Beira a semana passada, ter estado no Colégio, onde fui aluna de 1960-1970, ter tirado algumas fotografias, e tudo isto para depois descobrir este blog com fotos do «meu» Colégio. Fiquei cheia de pena porque como fui na época de férias apanhei quase tudo fechado, incluindo a hoje universidade católica. Embora tenha sido autorizada a tirar as fotos que quisesse não consegui fazê-lo nas salas de aula que estavam fechadas. E ainda tentei entrar na antiga Capela mas não tive hipótese porque a porta estava fechada. Espreitei pela janela e pareceu-me que a Capela tinha deixado de o ser para passar a ser uma sala de aulas. Tive a certeza ao ver as fotos do Paulo. A nossa capela onde eu estive para casar. Pensei que sendo a universidade católica a tivessem conservado, mas não. Assim como a gruta que também desapareceu. Mas isso não interessa, o Colégio continua lindo e a Beira também.
Quando me reformar alugo uma casa e passo lá temporadas todos os anos. Vão ver.

Anónimo disse...

Sim, concordo, "até que enfim fotos do colégio das Méres"!
Também eu passei por lá, ainda que brevemente (1973-1975), nos meus 5 e 6 anos.
Ver as fotos, mesmo com todas as mudanças, é uma sensação estranha, um salto no tempo que traz à memória outras lembranças.
Obrigada.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Foi por acaso que vos encontrei. Tenho visto na net muitas fotos da Beira, antiga e actual, com mais ou menos emoção mas hoje ao ver o recreio , os seus banquinhos, as arvores…os meus óculos ficaram molhados. Juro que mesmo o cheiro consegui sentir. Até me pareceu ouvir a voz da “menina” Emília, a porteira, uma senhora velhota que ficava sentada num banquinho do lado de dentro da porta do colégio. Alguém se lembra dela? A minha mãe que também foi aluna do colégio costuma dizer que já no tempo dela a “menina”Emília era velhota. Desculpem a lamechice … eu pensava já estar imune a estas coisas.

Ana disse...

Até que enfim reencontro as Méres!
Alguém se lembra da irmã Joaquina a tocar a sineta para avisar que o intervalo tinha acabado? E a irmã Olga com o seu piano? E a irmã Isabel, prof. de Português, com o seu mau feitio? De certo ninguém esqueceu a irmã Esperança, prof de história, que nos punha o rabito a arder com o apagador de giz!!!
Beijos a todas as colegas que estiveram lá até 73 ou 74. Depois, fecharam as Méres e muitas de nós passaram para os Maristas onde tivemos um grande amigo à espera: o grande Irmão Cordeiro!!!
Bons tempos aqueles!!!

Unknown disse...

Que saudades do Colégio das Méres....

E A PORTARIA QD NOS PUNHAM DE CASTIGO, DEBAIXO DO RELÓGIO....E AQUELAS ESCADAS QUE TANTO SUBI E DESCI....

MARAVILHA DE TEMPO...

IVONE BAZENGA

LuisNunes disse...

BOM DIA:MEU NOME É LUIS SOU FILHO DE UMA ANTIGA ALUNA DESSE COLEGIO (ZITA). A MINHA MAE ENTRETANTO VEIO PARA PORTUGAL E PERDEU O CONTACTO DE UMA PROFESSORA DESSE COLEGIO LINA MARIA FERREIRA PAZ ( ACHO QUE É ASSIM O NOME CORRECTO. SEI QUE ENTRETANTO ESSA PROFESSORA VEIO MORAR PARA LISBOA, CALÇADA DA AJUDA. FOI ESSE O ULTIMO CONTATO, ALGUEM ME PODE AJUDAR A ENCONTRAR ESSA PROFESSORA POIS NA ALTURA A ELA ERA PARA SER MINHA MADRINHA DE BAPTISMO? O MEU EMAIL É LUISALEXNUNES@GMAIL.COM AGRADEÇO MUITO A VOSSA ATENÇÃO

Conceição Serrenho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Conceição Serrenho disse...

Fui Educadora (Conceição Couvaneiro) de 1971 a 1974, no CNSA, no tempo da Mère Iria -Irmã Júlia e de outras educadoras - Rosa Maria, Margarida Conceição e Silva e Olga. Era Diretora a Irmâ Madalena. Fiquei fascinada com as memórias que as fotos invocam. Os nomes que a recordação ativou. Tempo memorável pois para além do mais, foi aí que passei a gravidez dos meus dois filhos que são da Beira. Obrigada

delfina melo disse...

Que saudades tenho do meucolegio,das minhas colegas de estudo e acima de tudo todas as meres que relembro com muita saudade, principalmente a mere Julia, professora de Historia. Ja la vao 45 anos. Um abraco a todas.

Unknown disse...

Também eu que só agora li os comentários tenho saudades do meu colégio essa colegas que lá tive. Enfim, tempos passados,

maria pragana disse...

Ver estas imagens é descobrir que num cantinho da memória vivem ainda os dois breves anos que passei neste colégio, de 1973 a 1975,no jardim escola e na então primeira classe. Que bom ressuscitar estas memórias, obrigada.

Anónimo disse...

Que saudades do meu colégio. Em 74 ou 75 o colégio fechou e algumas colegas para os Maristas e outras para o ensino público. As Meres era o colégio de meninas e os Maristas era só para rapazes. Ficou complicado para o... irmão Cordeiro controlar um colégio misto, 🤭!!! Mas que saudades da irmã Maria Madalena, diretora, irmã Isabel, superiora, irmãs Isabel, Olga, Joaquina da portaria e que tocava o sino 🔔!! Alguém sabe que é feito da minha querida colega Filomena Pinto do Macuti, da Filomena Fonseca (Pitaninha)??? Anabela Viana envia saudades para todas

Anónimo disse...

Beijinhos Ana.

Anónimo disse...

De castigo com a irmã Isabel 🤭porque não assinavamos os testes. A irmã Joaquina, da portaria e que tocava o sino 🔔 para nos mandar para as aulas e que chegou a dar-me catequese na Catedral da Beira, por baixo da Rádio Pax. Que saudades. Beijinhos para todas. Anabela Viana