setembro 23, 2007

Passeio pela Beira IV - Ponta Gêa

Fotos de Ana Leitão


As recordações da minha infância na Beira estão repletas de referências a locais específicos da Ponta Gêa. O Grande Hotel (ver "Nem tudo está como gostaríamos... ") o "Dente Cariado" e o ATCM (que agora se chama Palácio dos Casamentos) no Lg. Artur Brandão, O S. Jorge, o Colégio das Mères, a casa dos meus avós, ponto de refúgio familiar no almoço de domingo, a "minha" Av. da República com as suas árvores frondosas e palco de muitas brincadeiras e outros episódios, e que albergam a Catedral, com o Pavilhão da Mocidade Portuguesa e a Escola Eduardo Vilaça mesmo em frente, ao lado da minha casa...
E já depois, em adolescente, quando lá estive em Abril de 74, nas comemorações das Bodas de Ouro dos meus avós, memoráveis as passagens pela Mexicana e pelo Sheik ( o pobre... que o rico era para os pais) com a horda de primos mais velhos.
Ponta Gêa...o meu berço!



























































17 comentários:

Anónimo disse...

Paulo
Pois, eu também vivia na Ponta Gêa, numa casa de esquina, em frente dos Barretos (teus avós?), ao lado dos Colaços.
Beijinhos beirenses

Paulo Barreto disse...

Será uma das que se vê em Beira - As casas da minha infância II? Aí podes encontrar a casa dos meus avós e outras vizinhas.
Bjs
Paulo

Anónimo disse...

Julgo que não estão lá, Paulo. Podes espreitá-las no meu blogue, nos dias 10 de Abril de 2006 e 2 de Maio de 2006.
Beijinhos beirenses

Azinheira disse...

Cá está mais uma Ponta-Gêiaense...
Não me lembro do nome da rua mas a nossa flat era em frente à casa do Dr. Mascarenhas, num prédio com colunas, a caminho do S. Jorge.
Nem imaginam as saudades que estas imagens trazem. Por um lado dói um pouco, mas é tão bom voltar a ver, nunca pensei que me lembrava de tanta coisa. Obrigada Paulo (familiar da Luisa, da Escola Comercial, a dos olhos verdes?), C. Garrido

Paulo Barreto disse...

Luisa de olhos verdes só conheço uma e é minha prima em segundo grau, irmã do Fernando Barreto, e que moravam perto da Praça da Índia. Será essa?

Anónimo disse...

Venho juntar-me ao clube da Ponta Gêa, onde morei até 1975, na R. D. Francisco Barreto.
Aqui no blogue, volto a passar sob a arcada de árvores que tão bem recordo. Tal como diz a Azinheira, é uma dor boa este "regresso".
Se alguém, por acaso, tiver fotos da R. D. Francisco Barreto, agradeceria enormemente poder vê-las.

Abraço a todos os conterrâneos

Paulo Barreto disse...

Maria,
obrigado pelos teus comentários aqui no blog.
E não vás mais longe...é só ires aqui mesmo até "As casas da minha infância II" que encontrarás um pouco do que procuras.
Bjs
Paulo

Minô disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Minô disse...

A Pnta-Gea tambem foi a m vida, morava em frente ao antigo Colegio Camões(o m pai tinha o Restaurante Luso, em frente ao cinema Olimpia), andei nas méres e fiz a primária na Escola Eduardo Vilaça, tenho tantas saudades desse tempo, o Jardim do Bacalhau, o Oceana e as belas praias, ATCM, mais tarde quando casei em 1975 fui viver p perto da Pensao Rex, agora vivo no Porto, mas quando vim p ca vivia em Coimbra, nada comparado com a nossa querida Beira...beijinhos

Unknown disse...

Também frequentei a escola Eduardo Vilaça. Nasci em 61, mas não na Beira. Da 2 à 4ª classe estive nessa escola. Morava perto da pensão moderna...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Desculpem, pois acabei por repetir o meu comentário.
Já lá vão muitos anos...a escola Ed. Vilaça é presentemente Eduardo Mondlane?!

Bjos e obrigado

Unknown disse...

Desculpem, pois acabei por repetir o meu comentário.
Já lá vão muitos anos...a escola Ed. Vilaça é presentemente Eduardo Mondlane?!

Bjos e obrigado

Paulo Barreto disse...

Assim é Isabel... a Eduardo Vilaça chama-se agora Eduardo Mondlane.

s disse...

Boa noite,
Precisava saber um pouco sobre a história da Escola Isabel de Lencastre hoje Escola Ponta Gêa.
Será que me podem ajudar?
Gostava de saber ano da construção.. penso que terá sido a Escola Isabel de Lencastre..
Grato!!! Daniel

s disse...

s